quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ilustra #1 - Passo a passo

Como prometido, aí vai o passo a passo da ilustra abaixo. Quem tiver umas dicas para melhor o processo, sou todo ouvidos. Como sempre, se clicar na imagem amplia. Daí, se clicar com o botão direito e em exibir imagem, dá pra ampliar ainda mais. No post de baixo tb.

Passo a passo


1. Um rough mais solto do traço, determinando as proporções e uma ideia geral da ilustra. Aqui eu dei uma roubada no jogo. Tenho ainda um problema com as proporções e, apesar de ter feito com uma foto referência pra posição, tiver que fazer umas correções colocando o traçado sobre a foto (é, eu sei). Mas em breve quero ver se rola sem precisar desse "redesenhar" sobre a imagem, mas fazer só no olho.
2. Blocando a "cor" (ainda que em PB), pra começar a dar volume.
3. Blocos de cor determinados, começo a dar as primeiras marcações de luz e sombra, desenvolvendo os volumes básicos (value, dizem os gringos). Já comecei as marcações das feições e a desenvolver um pouco mais o nariz.
4.  Boca.
5. Região dos olhos.
6. Acertando o rosto e o começando o pescoço. Aqui dá pra ver que eu tentei dar uma variada no traço, assumindo mais uma pincelada um pouco marcada. Mais adiante abandono a linguagem mantendo um mesmo estilo de acabamento em toda a ilustra. Até gosto do traçado, mas misturar ele com o acabamento mais suave ficou estranho demais.
7.  Definindo os valores do restante do corpo, trazendo o braço mais ao primeiro plano e detalhando os seios (u-lalá!)
8. Trabalhando os detalhes do cabelo. Aqui usei um pincel texturizado pra evitar ficar fazendo fio por fio. Com esse pincel criei os detalhes principais e o sentido em corriam as mechas. Depois, com um pincel mais simples me ative aos detalhes finos e fios mais soltos. Alternando os valores foram criadas as sombras mais profundas e as luzes.
9. A cor propriamente dita (com um fundo abstrato só pra dar um clima). Como os valores já estava definidos, a base da cor não foi muito complicada (variando o pincel em opacidade, e modos como color, overlay etc).
10. Refinamento da cor com uma camada extra de sombra (em multiply, se não me engano. ou algo parecido) e uma de brilho (em screen ou algo parecido).

Fui trabalho um pouco em partes usando quick masks pra isolar áreas pra agilizar o preenchimentoe proteção de áreas que eu não queria atingir. Mas pelo visto isso acabou atrapalhando um pouco o meu acabamento das "arestas" que não ficaram tão suaves como eu pretendia (dá pra ver no contorno do rosto, que ficou um meio impreciso, por exemplo).

E é isso. Agora é praticar pra melhorar. Se vc tiver alguma dica, mandaê!

Um comentário:

Fábio Ricardo disse...

Muito bom, muito bom.
Exceto o u-lalá que foi um tanto afetado.